• Autarcas de origem portuguesa encontram-se em Aulnay-sous-Bois

    Autarcas de origem portuguesa encontram-se a 25 de Junho em Aulnay-sous-Bois

    2006-04-24 12:03:48

    Aulnay sous Bois - A associação «Cívica» está a preparar o 4/o Encontro de Autarcas de Origem Portuguesa que vai ter lugar na cidade francesa de Aulnay-sous-Bois, no próximo dia 25 de Junho.
    «Pretendemos que seja uma iniciativa federadora de interesses e vontades da nossa comunidade, que permita uma sua maior implicação na vida política tanto em França como em Portugal», refere em nota à imprensa o presidente da «Cívica», o luso-descendente Paulo Marques.

    A associação promoveu já duas reuniões que permitiram definir um conjunto de objectivos para o encontro de Junho.

    Assim, em debate estarão temas como o papel que a comunidade portuguesa em França vai assumir no período eleitoral que se aproxima 2006-2008 (presidenciais, legislativas e municipais), as suas reivindicações específicas e a forma como se poderá aumentar o nível da participação.
    Em cima da mesa estarão ainda questões como o actual peso político da comunidade lusa ou a forma como a classe política francesa vê a participação desta. Será também apresentação a campanha de inscrições eleitorais iniciada em Dezembro de 2005.

    «Este Encontro tem como principal objectivo avaliar o nível de intervenção cívica da nossa comunidade e congregar esforços e sinergias, independentemente das convicções políticas de cada cidadão, no sentido de ganhar espaço no mundo político francês», adianta a organização no mesmo documento.
    Para esta iniciativa serão convidados parlamentares portugueses e franceses, autoridades diplomáticas e consulares portuguesas, membros do Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP) e dirigentes associativos, para além dos autarcas de origem portuguesa da Região Ile de France.

    A «Cívica» foi criada em 2000 por iniciativa de Paulo Marques, vereador em França desde 1989, que pretendia, desta forma, «dinamizar a intervenção lusa na participação cívica» nos países de residência.

    (c) PNN Portuguese News Network


  • Commentaires

    Aucun commentaire pour le moment

    Suivre le flux RSS des commentaires


    Ajouter un commentaire

    Nom / Pseudo :

    E-mail (facultatif) :

    Site Web (facultatif) :

    Commentaire :